O programa Escola Digital é uma das iniciativas do Plano de Ação para a Transição Digital e dispõe de uma elevada dotação orçamental para viabilizar a digitalização do ensino e das escolas, compreendendo não apenas a distribuição de computadores mas também a formação de professores e a digitalização de manuais escolares. A abordagem privilegia a mobilidade e não uma utilização centrada apenas nas salas de aula.
O programa assenta em quatro pilares (equipamentos, conetividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais aqui se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade. Inicia-se com a atribuição destes aos alunos do escalão A, B e C e aos docentes. Serão distribuídos 2 kits: o kit do computador e o kit da conetividade, compostos por um computador portátil, auscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot de internet e um cartão SIM para ligação à rede móvel.
A entrega do equipamento no Agrupamento, implica a assinatura de um Auto de Entrega pelo Encarregado de Educação do aluno ou pelo docente.
Os equipamentos são distribuídos aos alunos, a título de empréstimo, até ao final de cada ciclo de estudos:
1.º ciclo – devolução do equipamento no final do 4.º ano;
2.º/3.º ciclos – devolução do equipamento no final do 9.º ano;
Secundário - devolução do equipamento no final do 12.º ano
Sempre que ocorra mudança de agrupamento de escolas deverá ser efetuada a entrega dos equipamentos.
O seu uso é obrigatório sempre que o professor o solicite. O Hotspot (internet) deverá ser utilizado exclusivamente na atividade escolar, inclusivamente, na sala de aula presencial.
Os alunos não podem emprestar o equipamento e, em caso de roubo ou extravio, o Encarregado de Educação deverá fazer o auto de ocorrência imediatamente junto da PSP e do Agrupamento.
Caso se verifique o uso abusivo ou incorreto do equipamento, este pode ser retirado ao aluno.
Todas as questões relacionadas com este programa ou avarias deverão ser direcionadas para o email: suporte@aevagos.edu.pt
Têm-se registado alguns constrangimentos no acesso à internet nos computadores da Escola Digital, causado pelo software Umbrella.
Para resolver esta situação, aconselha-se a desativação do Umbrella nos equipamentos da Escola Digital.
De forma a colaborar neste processo, o software CUCo tem estado, desde o dia 2 de julho de 2024, a desativar remotamente o Umbrella.
Para os computadores que já se encontram sem acesso à internet, devem optar por uma das seguintes soluções:
1 – Desativar manualmente o Umbrella em cada equipamento seguindo as instruções.
A partir do menu inicial do Windows, deve pesquisar por “Serviços”, abrindo a configuração correspondente.
Na lista de serviços apresentados deve procurar por “Umbrella Roaming Client”,
Na janela que será aberta, deve alterar o “Tipo de arranque” para “Desativado”, e clicar em “Parar” para interromper o serviço.
2 - Fazer o download para uma PEN da Ferramenta de Desativação do Umbrella que se encontra no seguinte link: https://www.inforlandia.com/suporte-tecnico-e-apoio/ e fazer correr o programa nos computadores que já têm bloqueio no acesso à internet.
Instruções para atualização do Sistema de segurança Cuco - realização obrigatória
Desbloqueio CUCo
Programas de Produtividade - Texto, Cálculo, Gráficos e Apresentações
Folhetos Informativos: Configuração de Hotspot, Instalação de cartões SIM