Lista de tópicos

  • fgtl

    • O Projeto Erasmus +

      O Projeto Erasmus + From  Local to Global Environmental Awareness /  "Da consciência ambiental local à global"

      No ano letivo 2020-2021, em plena pandemia abraçámos o projeto e iniciámos as sessões on-line com três resilientes alunos e aos poucos iam chegando mais alguns, sempre com a esperança de poderem realizar os dois principais objetivos: questões ambientais e a interação intercultural entre os membros dos seis países parceiros comunicando na língua inglesa. 

      Este projeto tem como parceiros alunos e professores de seis países: Polónia, Turquia, Roménia, Grécia, Arucas-Espanha e Portugal.

      Em outubro de 2021, conseguimos realizar a 1ª mobilidade, na Polónia, no regresso após relatos pelas salas, mais alunos se juntaram. E maravilha, seguiram-se as restantes mobilidades.

      Cada mobilidade tem 1 tema a abordar antes e durante. Cada grupo de alunos de cada país aborda a temática apresentando particularidades do seu país. E assim os alunos foram encontrando semelhanças e diferenças nos comportamentos e resoluções de questões ambientais.

      Os temas a abordar nos seis países são sobre várias temáticas, desde Energias mais limpas, à Reciclagem e embalagens de plástico, à Produção e desperdício alimentar, à Exploração excessiva dos recursos naturais, o Consumerismo, os Microplásticos, à Falta de água, à Poluição consequência do turismo, à falta de Áreas verdes e poluição no oceano.

      Para a abordagem dos temas os alunos expressam a sua criatividade nas esculturas, nos concursos de fotografias, nos pequenos vídeos, nas atividades nos laboratórios. Nestes trabalhos os alunos alertam para a necessidade de termos comportamentos, atitudes mais sustentáveis e ambientais.

      A par destas atividades, a interculturalidade entre os parceiros e visitas culturais são vivenciadas pelos participantes.






      • Atividades na escola 2020-2023

      • 1ª Mobilidade - Polónia

        1ª mobilidade do projeto Erasmus + From Local to Global Environmental Awareness, decorrido na cidade de Skolyszyn, na Polónia, durante o qual os alunos realizaram várias atividades ambientais, culturais num alegre e saudável convívio entre todos os parceiros.


      • 2ª Mobilidade - Turquia

        2ª mobilidade do projeto Erasmus + From Local to Global Environmental Awareness, decorrido na cidade de Manavagt, na Turquia, durante o qual os alunos realizaram várias atividades ambientais, culturais num alegre e saudável convívio entre todos os parceiros.

      • 3ª Mobilidade - Roménia

        3ª mobilidade do projeto Erasmus + From Local to Global Environmental Awareness, decorrido na cidade de Suceava, na Romenia, durante o qual os alunos realizaram várias atividades ambientais, culturais num alegre e saudável convívio entre todos os parceiros.



        • 4ª Mobilidade - Grécia

          4ª mobilidade do projeto Erasmus + From Local to Global Environmental Awareness, decorrido na ilha de Creta, durante o qual os alunos realizaram várias atividades ambientais, culturais num alegre e saudável convívio entre todos os parceiros.

        • 5.ª Mobilidade - Arucas, Gran Canarias, Espanha


          5.ª mobilidade do projeto Erasmus + From Local to Global Environmental Awareness, decorrido em Arucas, Gran Canarias, durante o qual os alunos realizaram várias atividades ambientais, culturais num alegre e saudável convívio entre todos os parceiros.
        • 6.ª Mobilidade - Vagos, Portugal

          6.ª mobilidade do projeto Erasmus + From Local to Global Environmental Awareness, decorrido em Vagos, Portugal, durante o qual os alunos realizaram várias atividades ambientais, culturais num alegre e saudável convívio entre todos os parceiros.