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Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro Padre Alberto Neto

EB2,3 Padre Alberto Neto EB1 Rinchoa n.2 EB1/JI Rio de Mouro n.1 EB1/JI Rio de Mouro n.2 Cdigo 170318 / Telef.: 21 916 93 90 / Fax: 21 916 96 93

DEPARTAMENTO DE EDUCAO ESPECIAL

Deficincia Motora

Caracterizao
Entende-se por deficincia motora uma variedade bastante ampla de condies orgnicas que, de alguma forma, alteram o funcionamento normal do aparelho locomotor, comprometendo assim os movimentos e a deslocao do indivduo. Devemos considerar que as alteraes podem ocorrer em vrios nveis: sseo, Articular, Muscular e Nervoso. Enquadradas nessa classificao, podemos observar no s as alteraes anatmicas mas tambm as alteraes fisiolgicas do aparelho locomotor. grande a variabilidade de patologias que alteram a motricidade. As condies mais comuns podem ocorrer em crianas na idade escolar. Causas

Paralisia Cerebral: por prematuridade; anxia perinatal; desnutrio; materna; rubola; toxoplasmose; trauma de parto; subnutrio; outras. Hemiplegias: por acidente vascular cerebral; aneurisma cerebral; tumor cerebral e outras. Leso medular: por ferimento por arma de fogo; ferimento por arma branca; acidentes de trnsito; mergulho em guas rasas. Traumatismos directos; quedas; processos infecciosos; processos degenerativos e outros. Amputaes: causas vasculares; traumas; malformaes congnitas; causas metablicas e outras. Malformaes congnitas: por exposio radiao; uso de drogas; causas desconhecidas. Artropatias: por processos inflamatrios; processos degenerativos; alteraes biomecnicas; hemofilia; distrbios metablicos e outros.

Outras causas

Patologias degenerativas do sistema nervoso (esclerose mltipla, esclerose lateral amiotrfica) Leses nervosas perifricas Amputaes

central

Sequelas de politraumatismos Distrbios posturais da coluna Sequelas de patologias da coluna Distrbios dolorosos da coluna vertebral e das articulaes dos membros Reumatismos inflamatrios da coluna e das articulaes Leses por esforos repetitivos (L.E.R.) Sequelas de queimaduras Sndromes vrios (p.e.: Sndrome de Marfan)

Quais os tipos de deficincia motora? De entre os principais quadros motores apresentados pela pessoa com algum tipo de deficincia fsica ou neuromotora, torna-se difcil encontrar uma classificao que insira todos os distrbios motores possveis. Sendo assim, podemos eleger como trs, os quadros de maior incidncia em alunos matriculados no Ensino Bsico e que requerem um apoio mais intenso. 1. Leso cerebral (paralisia cerebral, hemiplegias (paresias)) 2. Leso medular (paraplegia/tetraplegias) 3. Miopatias (distrofias musculares)

1. Leso cerebral 1.1. Paralisia Cerebral Define um conjunto de afeces caracterizadas pela disfuno motora decorrentes de leso no crebro (uma forma de Encefalopatia Crnica no evolutiva) durante os primeiros estgios de desenvolvimento.

uma perturbao complexa que compreende vrios sintomas, a saber: Alterao da funo neuromuscular com dfices sensoriais (audio, viso, fala, etc.) ou no, Dificuldades de aprendizagem com dfice intelectual ou sem ele e, Problemas emocionais. Quatro noes essenciais relativas definio de paralisia cerebral: uma desordem permanente que, embora definitiva, no evolutiva. No imutvel, como tal, susceptvel de melhoras. A deficincia motora expressa-se em padres normais de postura e movimentos, associados a um tnus postural anormal. No entanto, algumas caractersticas podem mudar com o tempo. A leso atinge o crebro quando ainda imaturo e interfere no desenvolvimento motor normal da criana. Os distrbios mais relevantes so os motores, sem, necessariamente, implicar na existncia de uma deficincia mental associada. No tem relao com o nvel mental; a perturbao predominante a perturbao motora. Pode surgir durante todo o perodo de crescimento cerebral, sem referncia a nenhuma etiologia precisa.

1.2. Espinha Bfida A espinha bfida uma afeco pertencente a um conjunto de alteraes (malformaes congnitas) conhecido como defeitos do tubo neural, conjunto este que engloba as malformaes do crebro, espinal medula e seus revestimentos e que, ocorre quando o tubo neural do feto no se encerra adequadamente nos primeiros 28 dias aps a concepo apresentando pois, como caracterstica fundamental, uma fenda da coluna vertebral. Existem vrios graus desta leso que vo desde o grau mais ligeiro (espinha bfida oculta) at ao mielomeningocelo que corresponde medula no protegida e qual esto associadas as formas mais graves desta deficincia como ausncia de reflexos, descontrolo dos esfncteres e perda de sensibilidade em toda a regio abaixo da leso. Os sintomas decorrentes da espinha bfida no so apenas fsicos dificuldades de coordenao, controle muscular e mobilidade. As crianas portadoras da doena podero apresentar tambm problemas de aprendizagem, incluindo dificuldades com:

Ateno; Expresso e compreenso da linguagem falada; Leitura Conceitos matemticos; Organizao de informao.

Tambm podero necessitar de tratamentos ortopdicos e fisioterapia por longos perodos para fortalecer os msculos e evitar problemas nas articulaes.

Leses associadas Espinha Bfida A) Hidrocefalia Esta patologia causada pela obstruo da circulao do lquido cefaloraquidiano produzido nos ventrculos cerebrais, podendo apresentar-se logo no recm-nascido e ter um desenvolvimento progressivo. Est, com muita frequncia, associado aos casos de mielomeningocelo, atrs referido. A hidrocefalia manifesta-se pelo crescimento progressivo do volume do crnio, atingindo uma desproporo crnio-facial e consequente congestionamento das veias do pescoo, presso ocular para a frente e para baixo com o aparecimento frequente de estrabismo e nistagmus. No caso de um aumento rpido do tamanho da cabea necessria a interveno cirrgica colocao de by-pass, uma vez que, se no tratada, pode levar a leso cerebral, com cegueira e convulses.

B) Alteraes neurolgicas Paralisias das extremidades inferiores, com perda de sensibilidade, abaixo do nvel da leso.

C) Alteraes ortopdicas Malformaes dos ps, da cintura plvica e da coluna vertebral (escoliose, cifose, lordose).

D) Alteraes das funes urolgicas e intestinais Manifestam-se por incontinncia dos esfncteres.

2. Leso medular As leses medulares so causadas por um traumatismo da coluna o qual danifica as fibras nervosas. Ocorre, normalmente, em consequncia de uma situao acidental. A gravidade do comprometimento motor est relacionada com a seco da coluna que foi afectada. No caso da leso ocorrer na seco superior da espinal-medula tanto os braos como as pernas ficam paralisados (tetraplegia ou quadraplegia). No caso da leso se situar abaixo do peito, afecta apenas a parte inferior do corpo (paraplegia). Estas leses podem provocar perdas graves da sensibilidade, atrofia muscular, incontinncia ao nvel da bexiga e intestinos e paralisia.

3. Miopatia (Distrofia Muscular) uma doena neuromuscular, ainda incurvel, que afecta os tecidos musculares do corpo de forma grave e contnua. Considerada uma doena hereditria, caracteriza-se pela destruio e degenerao das fibras musculares que vo sendo substitudas por tecido fibroso e adiposo (gordura), porm, a criana apresenta as capacidades intelectual e mental preservadas. H formas diferentes de distrofia de acordo com os msculos atingidos. Podem ser de origem neurognica (por um mau funcionamento do sistema nervoso) ou miognica (degenerao das prprias fibras musculares). Em alguns casos evolui para uma paralisia total, impedindo a criana de andar e correr, condicionando-a a uma cadeira de rodas, acarretando dificuldade de:

Participao nas actividades da vida diria; Dfice fsico acentuado; Debilidade do sistema muscular respiratrio.
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Interveno
Atendimento Educacional A educao do aluno com deficincia fsica/neuromotora requer a aceitao, o reconhecimento e o respeito s diferenas e s necessidades individuais. A escolaridade destes alunos ocorre:

Nas escolas do ensino regular pblicas ou privadas, com ou sem o servio de apoio especializado. Nas escolas do ensino regular, com o apoio de servios especializados. Nas Instituies de Educao Especial, para alunos com deficincia fsica/neuromotora grave.

Uma vez que, como vimos, a deficincia motora na maioria dos casos, no tem qualquer implicao ao nvel intelectual. Por essa razo, estas crianas podem apresentar algumas dificuldades psicolgicas e emocionais decorrentes das limitaes de que tm conscincia. Possuem igualmente alteradas a conscincia corporal e a sua relao com fsica com o espao envolvente. Na interveno com estas crianas h duas vertentes importantes que devem ser levadas em considerao: 1. Reabilitao Apoios mdicos, teraputicos, 2. Educao a) Adaptaes de infra-estruturas (casa-de-banho, rampas, etc.), de sala de aula (situao, tipo e distribuio do mobilirio, etc.) e o material didctico (painis de comunicao, computadores, etc.). b) Adaptaes ao nvel do currculo Estes alunos devem seguir o currculo regular, introduzindo as adaptaes necessrias consoante as necessidades individuais (organizao, metodologia, temporalizao, contedos, materiais, etc.) Habitualmente necessitam de maior reforo pedaggico nas reas perceptivosensorial, linguagem, afectivo-social e autonomia. c) So aconselhadas estratgias que envolvam toda a turma no suporte/apoio ao(s) aluno(s) com deficincia motora, como por exemplo a seleco de um aluno da turma para assumir a funo de companheiro mais ntimo, que dar esse apoio sem pr em causa a independncia do aluno com esta patologia. Bibliografia NIELSEN, L. B., 1999, Necessidades Educativas Especiais na Sala de Aula Um Guia para Professores, Coleco Educao Especial, Porto Editora, Lisboa Vrios, 1997, Necessidades Educativas Especiais, Coord. Rafael Bautista, Col. Saber Mais, Editora Dinalivro, Lisboa

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