Notícias

Campeã Nacional de Desporto Escolar - Natação

Campeã Nacional de Desporto Escolar - Natação

por Luisa Seixo -
Número de respostas: 0

im

A Inês Monteiro é a nova Campeã Nacional de Natação: participando nos 100 metros Mariposa, obteve o 1.º lugar, que adicionou ao 2.º lugar nos 200 metros Estilos, obtidos no dia anterior, nos Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar, que decorreram em Viseu, de 18 a 20 de Maio.

Trata-se, sem dúvida, duma participação notável de uma aluna do 12.ºA, atleta do Clube de Natação de Vagos e do Clube de Natação do AEV que, apesar de treinar 15 a 20 horas semanais, consegue ter uma média de 17 valores, mostrando que a prática do Desporto de Rendimento é conciliável com bons resultados escolares, desde que existam qualidades pessoais, motivações fortes, apoios familiares e uma boa organização e gestão do tempo e, claro, bons treinadores.

Felicitamos a Inês não só por este excelente resultado, mas também pelo exemplo de dedicação e de esforço que ela representa.

Outros resultados.

Natação– 2.º- 200m Bruços; 4.º- 50m Bruços e 5.º- 100m Bruços - Joana Vale (CCalvão);

Atletismo– 6.º - 1500m - João Gabriel Pedro;

Ténis de Mesa (CCalvão)– 4.º - Márcia Corujo; 14.º - Hugo Ramos; 25.º - João Marcelo;

Surf – 10.º - João Diogo Soares.

A Festa dos Campeonatos Nacionais do Desporto Escola

fde

Trata-se de uma grande festa do Desporto Nacional, que reúne durante 3 dias cerca de 2500 jovens praticantes de 18 modalidades desportivas que, para terem o privilégio de estarem presentes, tiveram de conquistar esse direito nas fases distritais e regionais. São, portanto, uma elite e muitos, direi mesmo, a grande maioria, pratica também desporto federado, só assim sendo possível atingir altos níveis de desempenho desportivo nas várias modalidades.

Para além do Programa de competições, existe o convívio com Colegas de todo o País e o Programa Social, realizado nas duas noites, que este ano constou de um espetáculo no Pavilhão Multiusos de Viseu, na primeira noite e de uma ida à Discoteca Day After, na segunda noite (para muitos, foi o melhor de tudo…) A delegação de Vagos ainda utilizou algum do seu tempo livre para conhecer o Palácio do Gelo, o Museu Grão Vasco, a Sé de Viseu e a zona histórica da cidade.

O AEV conseguiu obter participação de 9 atletas, em 5 modalidades  (a que se juntaram 4 alunos do Colégio de Calvão de TM e de Natação), tendo também estado presente, em Março,  no Corta Mato Nacional, em Albufeira, com 10 alunos e na fase nacional do MegaSprinter com 2 alunos.

Pretende-se que muitos dos nossos alunos pratiquem desporto (mais de 550 inscritos nos grupos-equipa) e que alguns destes pratiquem desporto de alto rendimento, otimizando as suas capacidades e indo o mais longe possível na modalidade que praticam – e isto tem sido possível pelos protocolos estabelecidos com os vários Clubes Desportivos de Vagos, possibilitando um trabalho conjunto que beneficia os alunos/atletas.

Falta ainda a 2.ª fase dos Campeonatos Nacionais (28 de Junho a 1 de Julho, em Braga), onde estarão presentes 6 atletas do AEV, nas modalidades de BTT, Ténis de Mesa e Atletismo.

Para o ano, vamos continuar e vamos, com certeza, melhorar…

O Coordenador do Desporto Escolar: Paulo Branco.