Notícias

Projectos com Autómatos e Microcontroladores

Projectos com Autómatos e Microcontroladores

por Leonel Rocha -
Número de respostas: 0

No 11.º ano do Curso Profissional de Técnico de Electrónica, Automação e Comando, no âmbito das disciplinas de Automação e Comando e de Sistemas Digitais, os formandos realizaram vários trabalhos de projecto, que consistiram em maquetas. É uma pequena amostra do que pode ser feito com o equipamento e material que os formandos têm ao seu dispor na Escola Secundária de Vagos.

Com a implementação destes trabalhos, os formandos desenvolveram e aplicaram diversas competências, saberes e conhecimentos, nomeadamente, de programação em LADDER de um autómato, o ZELIO LOGIC, ou em BASIC do microcontrolador PICAXE, desenho e montagem de circuitos eléctricos. Algumas das temáticas dos trabalhos desenvolvidos foram:

- sistema de controlo de fluxo de tráfego rodoviário de um cruzamento através de semáforos;

- aplicações de domótica na Iluminação de uma casa.

Os formandos provaram que, com empenho e dedicação, são capazes de pôr em prática as competências que têm vindo a adquirir ao longo do curso. Os professores da área técnica têm expectativas de que no próximo ano, no contexto de PAP (Prova de Aptidão Profissional), poderão surgir trabalho mais criativos, complexos e interessantes.

Professor João Paulo Madaleno

Anexo Artigo - Moodle - Foto 1.jpg
Anexo Artigo - Moodle - Foto 2.jpg
Anexo Artigo - Moodle - Foto 3.JPG
Anexo Artigo - Moodle - Foto 4.JPG