Notícias

Bandeira da Ética

Bandeira da Ética

por Luisa Seixo -
Número de respostas: 0

BÉ

Bandeira da Ética

O AE Vagos apresentou candidatura à atribuição da Bandeira da Ética, que será atribuída pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude).

Com esta candidatura, o Agrupamento pretende incentivar comportamentos éticos nos seus alunos, tanto no desporto como na vida, uma vez que, ética no desporto enquadra-se num contexto mais vasto da educação para os valores e para a cidadania, é fundamental em qualquer organização educativa e tem uma enorme validade e aceitação social.

Os subtemas da ética que constam do projeto são: a inclusão social; o bulliyng; o papel dos pais no desporto; a discriminação, a responsabilidade e a solidariedade social; o racismo e a xenofobia; o doping; o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e cívicas; a conciliação entre vida escolar e a prática desportiva; a ética ambiental; a promoção de valores éticos; a violência; a igualdade de género; a boa governança.

Para mais informação, consultar o portal: https://bandeiradaetica.ipdj.gov.pt/

Salientamos o separador REPOSITORIO DE BOAS PRÁTICAS, onde cada um deverá inserir a sua experiência positiva, para registo de bons exemplos.

Embora a candidatura esteja em curso (decisão só para maio), o AEV já consta da Comunidade da Bandeira da Ética, ou seja, é uma organização que assumiu o compromisso de implementar e de incentivar o cumprimento de valores de cidadania, tanto na vida, como no desporto.

Brevemente, teremos hasteada num dos mastros da escola-sede a bandeira branca da ética.