Notícias

Vamos ao teatro …

Vamos ao teatro …

por Luisa Seixo -
Número de respostas: 0

b 

Vamos ao teatro …


Pequena Sinopse:

“Este trabalho cénico tem como pano de fundo a figura de Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus, que durante a Segunda Guerra Mundial, desobedeceu a Salazar e deu vistos a milhares de refugiados, salvando assim milhares de vidas humanas.

Este texto refere-se ao encontro ocorrido em Lisboa entre o Dr. Aristides de Sousa Mendes e o Rabino Chaim Kruger  aquando do desenvolvimento dos processos judiciais  decorrentes do processo disciplinar. 

Contudo, montamos este encontro, não em Lisboa mas na Figueira da Foz, na casa da sua  filha Clotilde  após a ocorrência do seu AVC,  o que nos permite compor uma viagem entre Setembro de 1938- chegada a Bordéus - e Maio de 1945- termo da Segunda Guerra Mundial.

Em palco estão dois elementos de O BALUARTE: Albano Jorge, no papel de Aristides, e João Paulo, personagem do Rabino Kruger, os quais, além destas personagens  invocam outras: o Dr. Neira Laporte, o Sr. José Seabra, o Dr. Faria Machado, o Dr. Teotónio Pereira ...”

O BALUARTE

A apresentação da peça de teatro sobre a vida de Aristides de Sousa Mendes, apresentada pelo grupo O Baluarte, decorrerá no dia 25 março, às 21:00h, no Centro de Educação e Recreio (CER), em Vagos. 

Insere-se nas atividades planificadas para os alunos do 8.º ano que frequentam as disciplinas de EMRC e Espanhol do Agrupamento de Escolas de Vagos.

Atendendo à qualidade da peça e à pertinência do seu conteúdo, consideramos importante que os alunos, e seus familiares e amigos, possam assistir a um momento alto da nossa história relativamente à promoção e defesa dos Direitos Humanos:  Um Visto para a Liberdade - Aristides de Sousa Mendes.

Para os alunos do nosso Agrupamento a entrada é gratuita;

Para os adultos, familiares/amigos que acompanhem os alunos, a entrada será 2,0€ (valor simbólico)

O valor angariado será usado para custear a visita de estudo destes alunos, no âmbito do mesmo projeto.

Contamos com a vossa presença

Os professores dinamizadores,

Vítor Silva, Marília Domingues, Elisabete Rodrigues