Notícias

EB -Quintã - Alunos vencem Concurso de Ideias

EB -Quintã - Alunos vencem Concurso de Ideias

por Luisa Seixo -
Número de respostas: 0

q

As quatro turmas da escola da Quintã, no ano letivo transato, participaram no Concurso de Ideias "Região Gandaresa: Cultura e Modus Vivendi", realizado no âmbito do Projeto Gândara TourSensations. 

O concurso, promovido pelos municípios de Vagos, Cantanhede e Mira, em parceria com a Universidade de Aveiro, teve como principal objetivo contextualizar, conhecer e identificar a cultura e modus vivendi da população gandaresa, procurando aprofundar o conhecimento da sua identidade.

Apesar de todos os constrangimentos provocados pela atual pandemia, afetando a entrega das candidaturas, dos trabalhos finais e a avaliação dos projetos, os resultados foram, finalmente, publicados no passado dia 24 de janeiro. 

Os alunos, atualmente da turma EB26 do 4.º ano da Quintã, sagraram-se vencedores do concurso, (na categoria nível 2, para alunos do 1.ºciclo) apresentando como trabalho, uma visita virtual à Casa Gandaresa de Santo António de Vagos. 

Com base no programa Scratch foi criada e programada uma sequência animada, simples e eficiente, onde é apresentada a Casa Gandaresa, numa visita aos respetivos compartimentos da habitação, guiada por várias personagens de animação.

De uma forma lúdica, este grupo de alunos pretende com este trabalho, chegar ao público mais pequeno, acompanhando as tendências de comunicação visual que despertam nas crianças a sua total atenção.

Atualmente, e uma vez cedidos os direitos de propriedade intelectual da candidatura à entidade promotora do concurso, o trabalho destes alunos está a ser utilizado em ações de promoção cultural, junto da comunidade local.

Link para visualização do trabalho vencedor, (“Viver a nossa terra” - Visita virtual à Casa Gandaresa).

https://scratch.mit.edu/projects/544185993