Notícias

In memoriam

In memoriam

por Luisa Seixo -
Número de respostas: 0

In memoriam

 ´´É um tempo escasso - dirás tu - nunca se mostra durável

aquilo que tem um fim e que está sempre a fluir.

….

Tudo passa, foge a hora, o mês, o ano

e passam os dias como a água corrente.

….

Deves viver contente, se viveres o tempo

Tal como o destino to concedeu viver.

Na verdade, se bem passares o tempo de vida e os anos,

a vida se torna mais longa, ainda que seja breve.

É óptimo o fim da vida, quando floresce a integridade de espírito…

 

São palavras de Lopo Serrão que, no século XVI refletiu sobre a velhice e também sobre o fim dela. Não era o caso do nosso Colega e Amigo Pedro Manuel Martins Mota que, aos 52 anos, se encontrava ainda muito longe da velhice. Mas soam fundo as palavras de Lopo Serrão: “Na verdade, se passares bem a vida e os anos, a vida se torna mais longa, ainda que seja breve. É óptimo o fim da vida, quando floresce a integridade de espírito”.

Nos 26 ou 27 anos que esteve ao serviço do Agrupamento de Escolas de Vagos foi um professor empenhado e competente - diríamos mesmo, profissionalmente, realizado e feliz - por isso mesmo, ficará na nossa memória, por muitos anos, como um exemplo que nos orgulha e em que nos poderemos rever.

O Pedro Manuel Martins Mota foi um homem generoso, afável, integro, leal, honesto, tolerante e de bom coração.  Foi um homem bom, que nos deixa um exemplo de vida e muitas saudades.

Por isso, nesta hora triste e de dor (que nos atinge a todos) e de despedida, manifestamos à Família – sua esposa, filhos, pai, irmãos e cunhados – em nome de toda a comunidade escolar, uma palavra de profundo pesar e solidariedade.

 

Vagos, 12 de Fevereiro de 2020

 

Paulo Jorge de Albuquerque Martins Branco

(Presidente do Conselho Geral)

 

Hugo Pedro da Silva Martinho

(Diretor)